terça-feira, 2 de novembro de 2010

12º dia: Trekking de 30km ! ! !

Acordamos muito cedo pois o passeios começava as 7a.m., as moças do albergue já tinham separado nosso café da manhã. Só no final do passeio é que descobrimos que foi um trekking de 30km, o normal é percorrer tudo em 12horas, mas demoramos 14 horas, pois a bota do Lucas deixou o pé dele em carne viva, oque ocasionou várias paradas para substituir os curativos no pé e no final a Macela ainda torceu o pé.
Apesar de ter sido "hard", foi o local onde vimos as paisagens mais impressionantes, quem tiver folego, esse trekking é altamente recomendável.
No início, saindo da cidade estavam todos muito animados...

A primeira parada era em 1/3 do caminho até o glaciar, onde já existia um acampamento, e lá paramos para comer umas barrinhas de cereal, tomar um gatorade, o Lucas trocou os curativos do pé, usamos o "banheiro" (moita), pegamos os equipamentos para atravessar um rio por tirolesa e equipamentos para caminhar no gelo e escalar um paredão do glaciar. Nesse 1/3 do caminho no vimos muita neve, passamos por ambientes rochosos e um pouco de floresta.

Saimos do acampamento e depois de algum tempo encontramos muita neve pelo caminho, atravessamos o rio por tirolesa e continuamos a caminhada até o glaciar.

Depois que todos atravessaram o rio, pegamos um trecho com muita neve e pedras soltas. Chegando no glaciar colocamos os cravos nas botas e nos aventuramos pelo glaciar Torres, como tinha nevado no dia anterior, o glaciar estava perigoso, pois era difícil encontrar as gretas (rachaduras) do gelo, então não podíamos seguir nenhum caminho diferente do guia. Paramos para almoçar e em seguida nos preparamos para escalar um paredão de gelo.

Na volta a Celinha torceu o pé e o guia fez um bem bolado no pé dela, ainda bem que ela estava com bota de cano alto, então o estrago não foi grande. A paisagem, como diz o paraense, foi "du caramba". Demoramos 14 horas no trekking e andamos uns 30km, saímos as 7a.m. e chegamos as 9p.m.. O pôr do sol ocorre entre 21h e 21:30 por lá, então chegamos na cidade ainda com sol. Foi um dia puxado mas valeu o esforço!!!

1. Eu nunca quis tanto um helicóptero em minha vida... Jurava que a qualquer momento ele iria surgir para nos salvar, o guia iria tirar a máscara e dizer: "glugluglu, pegadinha do Malandro!" =D